Sancionada a lei que dispensa emplacamento em máquinas agrícolas

08.19.2015

Os produtores rurais estão dispensados de emplacar tratores e demais máquinas agrícolas. A medida passou a valer a partir do dia 31 de julho, com a publicação da Lei 13.154, que teve origem na Medida Provisória 673,  no Diário Oficial da União. Foi aprovada também emenda à lei que prevê a possibilidade de tratoristas e operadores de máquinas agrícolas realizarem até quatro horas extras por dia em momentos críticos da agricultura, como plantio, colheita e períodos de chuva.

A emenda das horas extras, apresentada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), da qual o Deputado Silas Brasileiro é membro assíduo, teve por objetivo equiparar a jornada de trabalho dos tratoristas aos demais motoristas profissionais. O texto incluiu o §17 ao Artigo 4º da CLT que fixa a jornada diária de trabalho do motorista profissional em oito horas mais duas horas extras. Com a mudança, será admitida a prorrogação da jornada diária por até quatro horas extras, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo.

Em síntese, a lei prevê que os aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos de construção ou de pavimentação, fabricados a partir de 1º de janeiro de 2016, estarão dispensados do licenciamento e do emplacamento, estando sujeitos apenas ao registro único na repartição competente, se transitarem em via pública. Já tratores e máquinas agrícolas, desde que facultados a transitar em vias públicas, estarão totalmente isentos da cobrança de IPVA, licenciamento e afixação de placas.

No caso do registro único, este deverá ser realizado, sem ônus, em cadastro específico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acessível aos componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

A aprovação foi considerada um marco para a agricultura nacional. O Deputado Silas Brasileiro comemorou, ponderando que “as medidas representam um verdadeiro avanço para o Brasil e trazem para o produtor rural um certo alívio do ponto de vista econômico e burocrático, especialmente, diante de tantas dificuldades que veem sendo enfrentadas pelo setor agrícola.

Please reload

Sobre Silas Brasileiro

Estatuto do Idoso 

Colheita do café avança com boa qualidade

23.07.2020

Presidente do CNC fala sobre levantamentos de safra no Agro+ da BAND

21.07.2020

BALANÇO SEMANAL CNC - 06 a 10/07/2020

10.07.2020

BALANÇO SEMANAL CNC — 28/10 a 1º/11/2019

01.11.2019

BALANÇO SEMANAL CNC — 21 a 25/10/2019

25.10.2019

1/3
Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle