BALANÇO SEMANAL CNC— 17 a 21/07/2017

07.21.2017

CNC recebe visita de diretor do Ministério da Agricultura para tratar da liberação de recursos do Funcafé e pesquisa cafeeira

 

FUNCAFÉ — O diretor do Departamento de Café, Cana de Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silvio Farnese, visitou o presidente executivo do CNC, deputado Silas Brasileiro, na quinta-feira, 20 de julho. O representante do governo informou que os primeiros contratos para liberação de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) já foram assinados com os agentes financeiros e equivalem a 37% do volume total disponibilizado na safra 2017.

 

Até hoje (21), foram assinados contratos que credenciam dez instituições a atuar na contratação de operações de crédito rural com recursos do Funcafé, os quais autorizam o repasse de R$ 1,827 bilhão dos R$ 4,890 bilhões disponíveis (tabela abaixo). O CNC orienta que os produtores procurem suas cooperativas para fazerem a demanda junto aos agentes financeiros, de forma que realizem os pedidos ao Governo e os recursos sejam liberados o mais breve possível.

 

ENCAMINHAMENTOS DO FÓRUM MUNDIAL — Como reflexo do conhecimento adquirido sobre os trabalhos de pesquisa cafeeira na Colômbia durante o Fórum Mundial de Produtores de Café, realizado em Medellín, na semana passada, o CNC agendou uma reunião com o Governo e a Embrapa Café para receber uma atualização dos trabalhos nessa área que vem sendo desenvolvidos no País.

 

Farnese confirmou a audiência para o dia 11 de agosto, na sede da estatal, oportunidade em que serão apresentados os estudos em andamento realizados pelo Consórcio Pesquisa Café no País para se traçar um comparativo entre as pesquisas já realizadas e em desenvolvimento na Colômbia e no Brasil, os dois maiores produtores mundiais da variedade arábica. Na sequência, os representantes da produção acompanharão os pesquisadores até o Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (CPAC) da Embrapa, onde verificarão na prática os trabalhos desenvolvidos.

 

Também como encaminhamento do Fórum Mundial realizado na Colômbia, o Conselho Nacional do Café indicou Vanusia Nogueira, diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), entidade que compõem o quadro de membros do CNC, como representante do Brasil no comitê que executará um plano de ação, com base nos subsídios fornecidos pelas conclusões do evento, para encontrar soluções aos baixíssimos níveis de preços pagos ao produtor e à excessiva volatilidade do mercado. A comissão também conduzirá esforços no sentido de encontrar saídas para sanar ou mitigar problemas como alterações climáticas, escassez de mão de obra e dificuldade na sucessão geracional da propriedade.

 

CAFÉ CONILON NA BOLSA B3 — Desde o mês passado, representantes do Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado de Agricultura , Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), iniciou tratativas com executivos da B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) — quinta maior bolsa de mercado de capitais e financeiro do mundo em valor mercadológico —, de São Paulo (SP), para analisar a possibilidade da reabertura dos contratos de café conilon no mercado futuro.

 

Leia mais

Please reload

Sobre Silas Brasileiro

Estatuto do Idoso 

Balanço Semanal

BALANÇO SEMANAL CNC — 28/10 a 1º/11/2019

01.11.2019

BALANÇO SEMANAL CNC — 21 a 25/10/2019

25.10.2019

BALANÇO SEMANAL CNC - 14 a 18/10/2019

18.10.2019

BALANÇO SEMANAL CNC— 30/09 a 04/10/2019

04.10.2019

BALANÇO SEMANAL CNC — 23 a 27/09/2019

27.09.2019

1/3
Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle