top of page

BALANÇO SEMANAL CNC— 02 a 06/10/2017

Brasil promove ação comemorativa ao Dia Internacional do Café com embaixadores dos países compradores do produto no Itamaraty

DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ — Na quinta-feira, 5 de outubro, o Conselho Nacional do Café participou do evento de celebração ao Dia Internacional do Café, no Itamaraty, em Brasília (DF), realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) – entidade associada ao CNC – e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).


A cerimônia contou com a participação do corpo diplomático brasileiro, representantes do Governo Federal, de todas as instituições da cadeia produtiva do café e dezenas de embaixadores dos países compradores do produto.


O Dia Internacional do Café foi instituído pela Organização Internacional do Café (OIC) com o objetivo de fazer com que produtores, consumidores e todos os atores da cadeia produtiva celebrem, à sua maneira e a seu tempo, a bebida em nível mundial.


O CNC, assim como bem apresentado pela associada BSCA, entende que a ação de interação realizada com os embaixadores de dezenas de países que compram o nosso produto é uma das formas de compartilhar a alegria da data com os representantes das nações que nos honram com o seu consumo e para quem empenhamos o melhor dos nossos recursos naturais na produção sustentável do café.


São 290 anos de história, paixão e dedicação à cafeicultura no Brasil, que nos transformaram no maior produtor e exportador, além de segundo maior consumidor, fatos que autorizam o País a ostentar o naming definido pela BSCA: “Brasil. A Nação do Café”!


– Prêmio Café Brasil

Recordamos, ainda, que está ativa a principal ação comemorativa que preparamos para celebrar o Dia Internacional do Café. Trata-se do Prêmio Café Brasil de Jornalismo, realizado pelo CNC em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a associada Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul).


Serão distribuídos R$ 90 mil em prêmios para reportagens que abordem a sustentabilidade dos cafeicultores e das cooperativas de produção na atividade cafeeira. As inscrições são gratuitas e os materiais podem ser inscritos até 16 de outubro. Mais informações: www.cncafe.com.br/premio-cafe-brasil.


SEMINÁRIO DO CAFÉ DO CERRADO

Na terça-feira, 3 de outubro, o presidente executivo do Conselho Nacional do Café, deputado Silas Brasileiro, acompanhado do diretor do Departamento de Café, Cana de Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silvio Farnese, prestigiou a abertura do 25º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro, promovido pela Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa) e pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), ambas associadas ao CNC.


Em nossa explanação, destacamos que o Seminário do Café do Cerrado é um dos principais eventos da cafeicultura brasileira, servindo de base para a troca de conhecimento, experiências e atualização profissional dos atores da cadeia produtiva do café, as quais possibilitam uma melhor gestão nas propriedades.


Também enaltecemos a presença do diretor do Mapa e salientamos que, mesmo em meio à turbulência política, Farnese e sua equipe têm realizado um trabalho importante para a cafeicultura brasileira.


O Seminário do Café do Cerrado se consolida, a cada ano, como uma importante plataforma para discussões de assuntos relevantes ao setor, como, nesta edição, os debates relacionados ao cenário econômico do Brasil e seus impactos no agronegócio e, em especial, ao manejo sustentável da broca do café.


Sobre essa praga do cafeeiro, ficou nítido entre os debatedores que é necessário um manejo efetivo para o controle da broca, indo além da aplicação de defensivos agrícolas, conforme o CNC vem orientando desde a percepção inicial de uma maior incidência.


– Vazio Sanitário da Broca do Café

A respeito do manejo por parte dos produtores, é válido parabenizar a iniciativa da nossa associada Federação dos Cafeicultores do Cerrado, que, durante o evento, apresentou o projeto "Vazio Sanitário da Broca", o qual tem por objetivo conscientizar os produtores dos repasses bem feitos e da diminuição do número de focos da praga nas lavouras para as safras seguintes. A entidade também elaborou um vídeo didático sobre esta ação, que pode ser conferido no Youtube (ou clicando na imagem acima): https://www.youtube.com/watch?v=ZkFQLTCWw1s.



bottom of page