top of page

Centro de Excelência em Cafeicultura em Varginha é mais um marco para a cafeicultura nacional


Foi inaugurado em Minas Gerais, nesta quinta-feira (26), o Centro de Excelência em Cafeicultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Este centro oferecerá cursos técnicos e de graduação, formando profissionais especializados para o mercado de café e contribuindo para o desenvolvimento da cafeicultura no país. O projeto é liderado pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Sistema Faemg Senar.


O Centro de Excelência em Cafeicultura está localizado em Varginha, no sul de Minas Gerais, e representa um investimento de mais de R$ 13 milhões em instalações. Com uma ampla infraestrutura, incluindo salas de aula, laboratórios, biblioteca e um auditório, o centro oferecerá educação técnica em cafeicultura e cursos de graduação relacionados. Ele faz parte de um projeto maior que visa estabelecer dez centros de educação profissional e tecnológica em várias regiões do Brasil.


O objetivo principal do centro é promover o conhecimento, a pesquisa e o desenvolvimento de boas práticas na cafeicultura, aprimorando a competividade do setor. O curso técnico em cafeicultura será oferecido inicialmente de forma presencial, e posteriormente, o ensino a distância e cursos de graduação. Além disso, o centro sediará ações e eventos para fortalecer a cafeicultura a nível local, estadual e nacional.


Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café, elogiou a atuação do Senar e a decisão da CNA de investir no projeto no Sul de Minas. “Foi uma escolha muito feliz de todos os envolvidos. Parabenizamos o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Fabrício de Andrade e, claro, o presidente da CNA, Dr. João Martins. A região será muito beneficiada com esse projeto diferenciado. O alto investimento trará excelentes frutos à cafeicultura do Sul de Minas”, destacou.


Com informações da Ascom Faemg Senar Mais informações para a imprensa Assessoria de Comunicação Alexandre Costa – ascomsilasbrasileiro@hotmail.com (61) 3226-2269

bottom of page