top of page

CNC destaca importância do 5º Fórum Café e Clima da Cooxupé


A equipe técnica do Conselho Nacional do Café (CNC) acompanhou o 5º Fórum Café e Clima da Cooxupé, realizado na última quinta-feira, 27 de julho, na matriz da cooperativa em Guaxupé (MG). Durante o evento, os especialistas demonstraram preocupações com a safra cafeeira em 2024. Eles detalharam, de forma técnica, como as condições meteorológicas e fisiológicas impactaram na produção de café.



O engenheiro agrônomo do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, Guilherme Vinícius Teixeira, o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima e o professor de Fisiologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Donizeti Alves foram os palestrantes do evento.

“Sempre trazemos especialistas com profundo conhecimento para um panorama climático do presente e do futuro. O produtor tem pouco a fazer com o fator clima, que não depende do agricultor ou da cooperativa. Mas, nossa missão é trazer essas orientações para que a gente possa minimizar esses aspectos dentro da produção”, afirmou Carlos Augusto Rodrigues de Melo, presidente da Cooxupé.





De acordo com o vice-presidente Osvaldo Bachião Filho, em suas edições, o encontro aborda todas as situações vividas pela cafeicultura nos últimos cinco anos. “Com o Fórum Café e Clima, nosso objetivo é trazer a academia para mais perto de nós, para entendermos o que tem sido estudado na área e como podemos colocar em prática nas nossas lavouras. Dessa forma, temos segurança para fazer negócios e mais inteligência para vender o café quando o mercado precisa, não quando precisamos de dinheiro”, ressaltou. O encontro foi mediado pelo engenheiro agrônomo Mário Ferraz de Araújo, gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.


Tradição

Para o presidente do CNC, Silas Brasileiro, o evento já é tradição e se tornou uma referência para os produtores de café do Brasil. “O interessante do Fórum é que ele não aborda apenas as condições climáticas e meteorológicas das regiões onde a Cooxupé tem cooperados. Pelo contrário, traz uma visão ampla de avaliação para todo o Brasil. Isso demonstra a grandeza do nosso presidente Carlos Augusto, assim como de toda a diretoria e corpo técnico da Cooxupé. Hoje, o assunto tempo e clima está no dia a dia do produtor, e ele sabe que pode contar com a análise realizada anualmente no Fórum como uma informação responsável e balizadora”, destacou.



Silas Brasileiro fez questão de ressaltar a qualidade dos especialistas que proferiram as palestras. “O Guilherme Teixeira (da Cooxupé), o Marco Antônio (da Rural Clima) e o Dr. José Donizeti Alves (da Ufla) fizeram apresentações brilhantes, de uma responsabilidade enorme, trazendo a realidade dos fatos e deixando os produtores muito bem informados. A Cooxupé está de parabéns”, finalizou o presidente do CNC. Assista na íntegra as palestras do 5º Fórum e Clima da Cooxupé.





Com informações do site oficial da Cooxupé

Mais informações para a imprensa Assessoria de Comunicação CNC Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br (61) 3226-2269

bottom of page