top of page

CNC marca presença no lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo


O Sistema OCB divulgou na terça-feira (18), a Agenda Institucional do Cooperativismo, documento que apresenta as políticas públicas, projetos de leis e decisões judiciais mais relevantes para impulsionar o desenvolvimento do movimento no país. O evento contou com a participação de autoridades como o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; o diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza e o presidente da Embrapa, Celso Moretti. A diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), também tomou posse durante o evento. O colegiado já reúne mais de 300 parlamentares entre deputados e senadores.


O Conselho Nacional do Café (CNC) esteve no evento representado pelo presidente Silas Brasileiro, que destacou a importância da OCB no cenário da cafeicultura nacional. “A Agenda Institucional do Cooperativismo é um instrumento fundamental para o planejamento das ações das entidades cooperativas já que demonstra os principais assuntos que impactam o dia a dia dos produtores. O CNC é um braço operacional da OCB e tem recebido da entidade apoio fundamental em pautas, como por exemplo, a solução da contratação temporária para a colheita do café, sem que o trabalhador perca os benefícios sociais”, explicou Silas Brasileiro.


Em seu discurso, o presidente Márcio Lopes de Freitas trouxe uma reflexão global sobre as características do cooperativismo que fazem dele uma alternativa que alia ganho econômico, desenvolvimento social e prosperidade para todos. “Onde tem a presença do cooperativismo as polarizações e insatisfações estão sendo mitigadas. Os países que melhor resistem as dificuldades são os que têm o modelo de negócios bem implantado. No Brasil também temos avançado porque organizamos e geramos a mercadoria mais escassa da modernidade que é a confiança. Reunimos pessoas que acreditam na mesma ideia”, declarou.


“Tivemos uma grande semana para a cafeicultura brasileira. Estivemos em Alpinópolis, junto com o prefeito Rafael Freire, que tem sido um grande parceiro do Programa Café Produtor de Água. Ele tem uma capacidade extraordinária de gestão e está colaborando substancialmente para o avanço do projeto. Outro momento de grande importância para a cadeia cafeeira aconteceu durante o evento da OCB, quando oficialmente houve a transição da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) que tem um novo presidente: o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). A frente era liderada pelo deputado federal Evair de Melo (PP-ES). Parabenizamos o deputado Evair de Melo que teve atuação destacada na Frencoop, sempre defendendo a cafeicultura brasileira. Desejamos sucesso ao deputado Arnaldo Jardim na nova empreitada”, destacou o presidente do CNC, Silas Brasileiro.


Com informações do site oficial da OCB

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

Alexandre Costa – ascomsilasbrasileiro@hotmail.com

(61) 3226-2269

コメント


bottom of page