top of page

CNC participa das reuniões do BRICS 2025 e fortalece protagonismo do café brasileiro no cenário global

  • Foto do escritor: SILAS BRASILEIRO
    SILAS BRASILEIRO
  • 14 de mar.
  • 2 min de leitura

O Conselho Nacional do Café (CNC) foi convidado a integrar as reuniões do BRICS 2025, que se iniciaram nesta quarta-feira (12) no Brasil, em reconhecimento ao sucesso de sua atuação no G20. A presença dos cafés do Brasil durante os eventos reforça a posição brasileira no mercado global e amplia as oportunidades de cooperação internacional para o setor.


O BRICS é um bloco econômico e político formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etipóia e Indonésia. Juntos, esses países representam cerca de 50% da população mundial, ou seja, aproximadamente 4 bilhões de pessoas. Além disso, o bloco é responsável por 25% do PIB global e tem uma participação crescente no comércio internacional. Sua missão é impulsionar a cooperação entre economias emergentes em áreas como comércio, investimentos, desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e combate à pobreza.


O tema central do BRICS 2025 no Brasil é “Cooperando para um mundo inclusivo e sustentável”, e um dos focos principais da agenda será o fortalecimento da cooperação global no setor agrícola. O bloco responde por 80% da produção mundial de alimentos em valor e concentra mais da metade da população mundial, sendo peça-chave para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.


“O convite ao CNC reflete o reconhecimento do peso e da relevância do café brasileiro no comércio internacional e nas pautas ambientais e sociais”, explica Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café.

Como parte da programação, o CNC oferece, durante as reuniões, blends diferenciados dos Cafés do Brasil, com pontuação acima de 80 pontos, oriundos de importantes regiões produtoras, como Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista e do Espírito Santo. Junto às degustações, o CNC também disponibiliza materiais informativos em quatro idiomas, ressaltando os diferenciais da sustentabilidade social e ambiental da cafeicultura brasileira e sua relevância para o mercado mundial.


O evento conta com a presença de representantes dos mais altos níveis governamentais dos países-membros do BRICS, incluindo ministros de Estado, lideranças empresariais e membros do corpo diplomático internacional. As reuniões estão programadas para ocorrer no Itamaraty e no Serpro, totalizando 80 encontros ao longo do ano.


“A participação do CNC no BRICS reafirma a relevância do Brasil no cenário global e o compromisso do setor cafeeiro com a sustentabilidade e a inovação. O CNC segue trabalhando ativamente para fortalecer a cafeicultura nacional, ampliar as oportunidades de negócios e valorizar o produtor brasileiro no cenário internacional. Agradecemos nossas Cooperativas que não têm medido esforços para proporcionar uma inesquecível experiência de degustação do melhor café do mundo: o brasileiro”, finalizou Silas Brasileiro.

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

(61) 99999-1570

 
 
 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
  • Flickr - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page