top of page

CNC participa do SIMCAFÉ e apresenta panorama atual da cafeicultura brasileira


O Conselho Nacional do Café (CNC) marcou presença no Simcafé, evento importante do agronegócio café da Alta Mogiana. O simpósio é conhecido por reunir informação e excelentes oportunidades de aquisição em máquinas, implementos e insumos fundamentais ao cafeicultor. A 14ª edição aconteceu do 06 ao dia 08 de março, no Espaço Villa Eventos, em Franca/SP.


Silas Brasileiro, presidente do CNC, participou da cerimônia de abertura e levou um panorama geral da política cafeeira brasileira na atualidade. O presidente apresentou de forma resumida, como o CNC tem trabalho nos locais de representação, como o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), a Organização Internacional do Café (OIC), a Junta Consultiva do setor privado e a Força-Tarefa Público Privada da OIC, o Comitê do Fórum Mundial dos Produtores de Café, a Plataforma Global do Café (GCP), junto ao governo federal em todos os ministérios que tratam da cafeicultura, além das embaixadas, empresas de assistência técnica, certificadoras e, claro, o parlamento.


“É muito importante representar a produção nesses colegiados. A representação é fundamental para a defesa do cafeicultor, pois entendemos que a indústria e a exportação são importantes, mas sem a produção, não será possível exportar, nem industrializar. Nesse momento de transição governamental é imprescindível a união do setor privado, por exemplo, no CDPC. Unificar o discurso fará toda a diferença para o dia a dia do produtor”, defendeu Silas Brasileiro, lembrando que o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) é intrinsicamente ligado ao CDPC.


O presidente ressaltou ainda que o Conselho Nacional do Café iniciou o ano com audiências e encontros fundamentais para o desenvolvimento do setor. “Já nos encontramos com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o secretário de Assuntos Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, com o ministro do Trabalho e Emprego, André Marinho, entre outros. O café está em evidência no governo, que já está a par das nossas demandas, necessidades e projetos”, contou Silas Brasileiro.


As pautas mais recentes destacadas pelo presidente do CNC no evento foram: a criação de uma modalidade de contratação de mão de obra temporária formalizada para a colheita, a defesa do Brasil quanto às sanções da comunidade europeia ao café brasileiro que o mercado considera de origem em áreas desmatadas, o acompanhamento da situação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com relação à suspensão de créditos agrícolas e a liberação de recursos o mais rapidamente possível (no momento do anúncio do Plano Safra) do Funcafé.


“Temos trabalhado em várias frentes, sempre com a orientação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), de quem somos braço operacional. O presidente Márcio Lopes está muito próximo a nós, lutando conosco em pautas que podem transformar para melhor a realidade da cafeicultura brasileira”, destacou Silas Brasileiro.


Sobre o SIMCAFÉ


Durante os dias de evento os produtores se informaram com ricas palestras e conheceram as novas tecnologias das maiores empresas do país dos segmentos de máquinas, implementos e insumos.

Foram dezenas de expositores entre empresas de máquinas e implementos, insumos agrícolas, produtos veterinários, instituições financeiras, concessionários e muito mais. Além de oportunidades comerciais, o Simcafé teve ainda palestras e workshops sobre a cafeicultura.


Silas Brasileiro elogiou a estrutura e o conteúdo do evento. “Temos que dar os parabéns ao presidente da Cocapec, Carlos Yoshiyuki Sato, à diretoria, aos colaboradores e, claro, aos cooperados. O evento superou as expectativas pelo nível dos palestrantes, pela qualidade dos produtos expostos e pelas oportunidades de negócios proporcionados. Só uma gestão tão pujante, competente e capaz como a do presidente Sato e sua equipe, para promover um simpósio de tamanha grandeza”, parabenizou.


Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

Alexandre Costa – ascomsilasbrasileiro@hotmail.com

(61) 3226-2269

Comentarios


bottom of page