CNN: Ministério da Agricultura cria padrão para classificar café torrado

CNN destaca CNC no processo de publicação da portaria que normatiza o café torrado


Evandro Cini da CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/business/ministerio-da-agricultura-cria-padrao-para-classificar-cafe-torrado/

Em São Paulo17/05/2022 às 11:03



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou um padrão oficial de classificação do café torrado. A norma, que cria uma ferramenta legal para o controle oficial da qualidade do grão, foi publicada na quarta-feira (11) no Diário Oficial da União.

O padrão inclui requisitos de identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação e marcação ou rotulagem. Apesar de o Brasil ser o maior produtor mundial de café, ainda não havia uma ferramenta legal no país para o controle da qualidade.

A classificação atende uma demanda antiga do setor cafeeiro local. Em entrevista à CNN, o presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, explicou como a medida pode melhorar o mercado.

“Os nossos consumidores, a dona de casa, poderão ficar tranquilos que esse café que será consumido no país passará pela fiscalização que tem regras muito severas sobre aquilo que está sendo oferecido no mercado. Para a indústria, é uma tranquilidade, porque são normas que poderão ser exequíveis, poderão ser cumpridas e, ao mesmo tempo, poderão ser observadas e acompanhadas”, afirmou.