top of page

Conselho da OIC traça estratégias para fortalecer o setor cafeeiro mundial


Brasil esteve representado pelo Embaixador José Augusto Silveira de Andrade Filho e seu conselheiro Heitor Granafei, além do presidente do CNC, Silas Brasileiro


No dia 19 de março de 2024, o Conselho da Organização Internacional do Café (OIC) se reuniu para discutir uma série de questões fundamentais para o setor cafeeiro mundial. Sob a presidência do Dr. Enselme Gouthon, representante do Togo, e com a participação de autoridades e representantes de diversos países, incluindo o Embaixador José Augusto Silveira de Andrade Filho (Representante Permanente do Brasil para Organizações Internacionais em Londres – Rebraslon), a reunião foi marcada por importantes decisões e diretrizes para os próximos passos da organização.


Dentre os temas abordados, destacam-se os planos de atividades para o ano de 2023/2024. Foi discutida a fase final do relatório de mercado de café, bem como a importância de outros relatórios, como o do Grupo de Cafés Especiais, além do reconhecimento do Dia Internacional do Café pelas Nações Unidas. A diretora-executiva da OIC, Vanusia Nogueira, ressaltou a relevância dessas iniciativas para o fortalecimento do setor e destacou a necessidade de buscar mais parcerias para o desenvolvimento da Força-Tarefa, especialmente no que diz respeito ao investimento em projetos que visem fortalecer a juventude no campo, garantindo a sucessão no setor.


Outro ponto de destaque foi a campanha #CoffeePeople, que visa incentivar o consumo de café ao destacar seus potenciais benefícios para a saúde. A mudança no formato de comunicação foi discutida com o objetivo de alcançar um público mais jovem e engajado.


Além disso, foram debatidos temas como a implementação do Acordo Internacional do Café 2022 e a conformidade com as exigências da EUDR (European Union Data Regulation). A OIC expressou sua expectativa de um aumento nas exportações de café verde e no consumo global, ao passo que continua buscando a adesão de novos membros e a cooperação com outras organizações internacionais, como a ICCO (International Cocoa Organization), IGC (International Grains Council) e ISO (International Sugar Organization).


A próxima reunião da OIC está agendada para a semana do dia 09 ao dia 13 de setembro ou de 16 a 20 de setembro de 2024, em Londres, onde serão abordados novos encaminhamentos, como a solicitação de estudos sobre Economia Circular no café e propostas para novos membros afiliados à organização.


O Brasil, representado pelo Conselho Nacional do Café (CNC) e pelo embaixador José Augusto Andrade, desempenhou um papel ativo nessas discussões, destacando seu compromisso com o fortalecimento e desenvolvimento sustentável do setor cafeeiro do Brasil no exterior.


Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

(61) 3226-2269

コメント


bottom of page