top of page

Conselho Nacional do Café destaca importância do Cup of Excellence Brazil, promovido pela Expocaccer


A Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado está sendo o palco de um dos principais concursos de qualidade de café arábica do mundo: o Cup of Excellence Brazil 2022 (COE).


O evento promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), acontece entre os dias 24 a 29 de outubro, no Centro de Excelência do Café do Cerrado, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Patrocínio/MG.


Confirmando a expectativa, a Expocaccer está recebendo pessoas de várias partes do mundo, entre cafeicultores, Q-Graders, juízes e profissionais da imprensa. Participam da programação, exclusivamente, os produtores que encaminharam suas amostras para o concurso. A cerimônia de anúncio e premiação ocorrerá neste sábado, 29 de outubro.


Das 15 regiões produtoras do país a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro foi a que mais encaminhou amostras para o COE 2022, com um total de 39 lotes de cafés classificados. “A expectativa está ainda mais forte esse ano. Temos uma representatividade muito positiva e temos ainda a honra de sediar o evento. Sabemos da dedicação e da qualidade dos grãos dos nossos cooperados. Estamos na torcida pelos cafés dos nossos cafeicultores”, afirmou o Presidente da Expocaccer, Glaucio de Castro.


Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), ressalta que as premiações estão sendo fundamentais para demonstrarem o quanto o café do Brasil tem qualidade, sem perder o foco da sustentabilidade. “O diferencial do café brasileiro é a qualidade aliada aos cuidados com a gestão, o social e o ambiental. As altas pontuações definidas pelos juízes, que são isentos, comprovam essa realidade”, explica.


O presidente fez questão de parabenizar a organização do evento, sob a responsabilidade da Expocaccer. “Estão todos de parabéns. Vimos o grande envolvimento dos produtores para que esse evento acontecesse com a maior excelência, e isso foi alcançado”, finalizou.


Sobre o Cup of Excellence


O Cup of Excellence é considerado o principal concurso de qualidade para café do mundo aberto a todo produtor brasileiro de café arábica e integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil, com foco na promoção comercial do produto brasileiro no mercado externo. O objetivo é promover os grãos nacionais em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, apresentando a tecnologia de ponta decorrente de pesquisas que são aplicadas pelos cafeicultores brasileiros.


O projeto visa ainda promover os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.


Com Ascom Expocaccer Mais informações para a imprensa Assessoria de Comunicação Alexandre Costa – ascomsilasbrasileiro@hotmail.com (61) 3226-2269

bottom of page