top of page

Cooxupé fica entre as 100 maiores do Agro 2023 da Forbes

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) ficou entre as 100 maiores empresas do Agro 2023 no Brasil. Antes de mais nada, o ranking é uma iniciativa da revista Forbes Brasil. Dessa forma, o objetivo da publicação é valorizar e homenagear o agronegócio brasileiro, um setor da economia que colhe recordes.

Primeiramente, a Cooxupé ficou na 26ª colocação. Isso porque, em 2022, sua receita foi de R$ 10,1 bilhões. Ou seja, um crescimento de 50,7% se comparado com 2021, quando estimaram a receita em R$ 6,7 bilhões.

O presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, ressalta que a capacitação dos cooperados vai atender mercados cada vez mais exigentes.

Acima de tudo, o veículo destaca a variação positiva da receita da Cooxupé. Entretanto, afirma que repetir este feito em 2023 é uma tarefa árdua. Pois, o café é uma cultura de bienalidade e efeitos climáticos imprevisíveis.

Nesse sentido, Carlos Augusto explicou que a cooperativa sempre terá grandes desafios, mas também grandes oportunidades. “O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, e estamos aqui para produzi-lo”, afirma.

De antemão, a reportagem da Forbes lembra que a empresa cafeeira tem resiliência e potencialidades após mais de 90 anos de cooperativismo. Afinal, conquistou 19 mil famílias cooperadas e atua em mais de 300 municípios.

A Cooxupé conta com 48 unidades de negócio e recebe cerca de 5 milhões de sacas de café arábica por ano, quase 10% do montante produzido no Brasil. Em conclusão, é a maior produtora e exportadora individual de café do mundo.

Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), destaca que o resultado é uma somatória de fatores, mas está intimamente ligado à competência da atual gestão. “Parabenizamos a Cooxupé por esta conquista excepcional. Que este feito sirva como inspiração para muitos outros anos de sucesso, crescimento sustentável e contribuições valiosas ao setor agrícola brasileiro e ao cenário internacional do café. A condução do nosso presidente Carlos Augusto, do vice-presidente Osvaldo Bachião (Osvaldim), de toda a diretoria e equipe é uma referência brilhante de excelência no cooperativismo e no agronegócio. Estendemos os nossos cumprimentos às 19 mil famílias que trabalham no dia a dia para alcançar esses índices tão impressionantes, sendo destaque da renomada publicação da Forbes”.


Com informações do HUB do Café

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

(61) 3226-2269

bottom of page