top of page

Em visita às propriedades, parceiros do Programa Café Produtor de Água destacam importância ...


O Conselho Nacional do Café (CNC), com uma visão voltada para a proteção dos mananciais e matas ciliares, lançou em 2021, o Programa Café Produtor de Água, em convênio com as associações e cooperativas vinculadas à entidade, além dos parceiros: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB – Sescoop), Ministério da Agricultura e Pecuária, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG), Prefeitura de Alpinópolis/MG e Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).


Os objetivos são bem claros: cuidar do meio ambiente com a preservação das matas ciliares, protegendo os mananciais, além de proporcionar a recuperação de estradas vicinais, fundamental para escoamento da produção e melhoria da qualidade de vida da população rural. Como consequência, evitará o assoreamento de rios e lagos, promoverá proteção de nascentes, oferecerá a construção de bacias de contenção, evitando assim, erosões. O alcance é muito grande e, assim, mostraremos que é possível produzir com qualidade e preservar o meio ambiente.


Parte da estratégia de implementação prevê premiar os produtores rurais de café, por serviços ambientais prestados, que se comprometem e executam o conjunto de ações preconizadas pelo Programa.


O Conselho Nacional do Café (CNC) conversou com os atores envolvidos no Programa Café Produtor de Água durante o evento de alinhamento realizado em Guaxupé nos últimos dias 13 e 14 de abril. De forma unânime, os representantes das instituições destacaram a importância do projeto para a preservação dos mananciais, a revitalização de matas ciliares e a recuperação de estradas vicinais das regiões produtores de café.


Assista a seguir o que cada parceiro diz sobre o Programa


CARLOS AUGUSTO RODRIGUES DE MELO – PRESIDENTE DA COOXUPÉ



SÍLVIO FARNESE – DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE COMERCIALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA(MAPA)


RAFAEL FREIRE – PREFEITO DE ALPINÓPOLIS/MG


ROMÉLIA SOUZA – INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA (IICA)


HENRIQUE PINHEIRO VEIGA E EWANDRO ANDRADE MOREIRA – AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO (ANA)


OTÁVIO MAIA (PRESIDENTE) e GELSON SOARES LEMES (DIRETOR TÉCNICO) EMATER/MG


MAÍRA FARES LEITE e SOLANGE BRAGHINICOMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS


MATEUS SEVERINO – DEPARTAMENTO ESG DA COOXUPÉ



FAMÍLIA DE ANDRÉ E MARIA INÊS FAMÍLIA DE PAULO, MARIA CÉLIA E LUIZ FERNANDOPRODUTORES QUE PARTICIPAM DO PROJETO PILOTO


Comments


bottom of page