top of page

Expocaccer, Coocafé e Coccamig realizam assembleia e promovem eleições de suas diretorias


Algumas cooperativas associadas ao Conselho Nacional do Café (CNC) realizaram nas últimas semanas assembleias gerais ordinárias, promoveram análise de contas e eleições de cargos diretores. O CNC reproduz a seguir as informações apresentadas pela Expocaccer, Coocafé e Coccamig.


Expocaccer elege presidente e vice-presidente do Conselho de Administração


Em reunião realizada na manhã da última quarta-feira (8), o Conselho de Administração da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) anunciou o novo presidente e vice-presidente: Fernando Nogues Beloni e Mariana Velloso Heitor, respectivamente.


Os eleitos são cooperados de longa data da Expocaccer e já possuem experiência na gestão da cooperativa com participação como membros dos Conselhos de Administração e Fiscal.


De acordo com Fernando Beloni, sua gestão pretende fortalecer ainda mais os cooperados e promover a sustentabilidade em todos os seus pilares. “Pretendo dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo Glaucio e pelo Marcelo, ajudando no seu crescimento e promovendo ainda mais a sustentabilidade, reforçando a importância e a prática entre os nossos cooperados”, disse.


Para a Vice-Presidente eleita, Mariana Velloso Heitor, a primeira mulher a assumir o cargo, melhorias e qualidade continuarão no foco da gestão: “Minha expectativa é poder ampliar a divulgação de todos os serviços prestados pela cooperativa e fortalecer ainda mais a representatividade feminina, em todos os segmentos”.


Conforme o estatuto da cooperativa, o mandato do presidente e do vice-presidente coincide com o período de gestão que eles possuem no Conselho, assim sendo, Fernando Beloni assumirá até 2025 e Mariana Velloso Heitor até 2024.


Fernando Beloni é cooperado da Expocaccer e sua atuação na cooperativa vem desde 2015, como membro do Conselho de Administração. Sua trajetória como cafeicultor é marcada pelas ações desenvolvidas em prol da sustentabilidade. Beloni é o primeiro cafeicultor do mundo a conquistar o selo de agricultura regenerativa em sua propriedade.


Mariana é a terceira geração de cafeicultores de sua família e desde 2013 participa do Conselho, iniciando no Fiscal, em 2013, e posteriormente no de Administração. Seu trabalho na cafeicultura também se destaca pelo seu engajamento empreendedor, com foco na sustentabilidade. Em 2022, conquistou a premiação “Mulheres do Agro”, evento promovido pela Bayer, que reconhece a importância das mulheres do agro, promovendo histórias de produtoras rurais que atuam na gestão das propriedades e contribuindo para a igualdade de gênero no Brasil.


Coocafé realiza AGO com prestação de contas, votação e apresentação de metas


O plano de metas para este ano e a prestação de contas, referente ao trabalho da Coocafé em 2022, foram apresentados aos mais de 250 participantes da Assembleia Geral Ordinária, realizada na última segunda-feira (13/03), em Lajinha. O balanço patrimonial, demonstrações de sobras ou perdas, de mutações do patrimônio líquido e dos fluxos de caixa, foram algumas das questões que estiveram no relatório de gestão. Os números foram aprovados em votação aberta, sinalizada com cartões, entregues aos associados.


Um dos convidados foi o assessor jurídico do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) no Espírito Santo, Arlan Simões Taufner. “A Coocafé apresentou resultados excelentes, mostrou que é muito bem gerida, que tem porte para suportar os revezes e os projetos do futuro. As impressões são as melhores de que a Coocafé ainda vai crescer muito mais”, destacou Taufner.


Os cooperados, também, por votação, elegeram o novo Conselho Fiscal que fica no mandato até a próxima assembleia, em 2024. Seis nomes foram escolhidos, três deles como suplentes. Os três efetivos, que assumiram as funções, são: Olívio Nascimento Braun, do município de Conceição de Ipanema, Hélio Luis de Amorim, de Martins Soares e Sebastião Garcia Pereira, de Mutum. “A gente vai exercer a função de Conselheiro Fiscal com muita vontade, muita garra e honestidade. Vamos para frente!”, afirmou o conselheiro Olívio Braun.


Para o diretor-presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, o cooperado que é participativo na vida da cooperativa, sabe das decisões tomadas e pode contribuir ainda mais. “Uma cooperativa boa é composta de bons cooperados. Nós queremos ser esse ponto de referência para o nosso produtor quando nós pensamos em entregar a ele, soluções. Quando ele tiver dúvida, eu sempre digo: recorra à cooperativa! Por que, aqui, é o porto seguro dele” – enfatizou Cerqueira.


Nova diretoria e novos projetos para uma Nova Coccamig


Na tarde do dia 15 de março, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária do Sistema Coccamig, os representantes das cooperativas filiadas se reuniram na sede da Central afim de cumprir as ordens do dia expressas no Edital de Convocação da AGO, publicado no dia 16 de janeiro de 2023. Estiveram presentes representantes de treze cooperativas filiadas, a AGO teve início em terceira chamada, e o primeiro assunto da pauta foi a Prestação de Contas da Administração, acompanhado do parecer do Conselho Fiscal e Auditoria Independente, bem como destinação das sobras.


Após debate e aprovação do item anterior, dando sequência a AGO, foi realizada a Eleição dos Membros para a Diretoria Executiva, triênio 2023/2026, bem como a Eleição dos Membros do Conselho Fiscal 2023, ficando composta da seguinte maneira:


Diretoria Executiva

  • Marco Valério Araújo Brito (Cocatrel) – Presidente do Conselho de Administração

  • Leonardo de Mello Brandão (Coopervass) – Diretor Administrativo

  • Lucas Moreira Capistrano de Alckmin (CooperRita) – Diretor Institucional

  • Fernando Caixeta Vieira (Coopama) – Diretor Comercial

Conselho Fiscal

Membros Efetivos

  • Cássio José Stecca (Coapeja)

  • José Paulo Lacerda de Siqueira (Codepar)

  • Marcelo Castilho Ramos (Minasul)

Em seguida, foi dada a posse aos novos membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, e foi apresentado um planejamento estratégico para a nova gestão, contemplando projetos e ações afim de trazer as filiadas para mais próximo da Central e estimular a intercooperação.


CNC elogia trabalhos realizados pelas cooperativas


Para Silas Brasileiro, presidente do CNC, não há que se falar em cafeicultura sem citar o papel fundamental exercido pelas cooperativas. “O associativismo fez com que o Brasil se torne um país de destaque não só na produção de café, mas no agro de uma forma geral. Expocaccer, Coccamig e Coocafé são exemplos de gestões profissionais, sérias e competentes, que têm sido esteio para os cooperados”, finaliza.


Com informações do Café Point e das assessorias de comunicação: Expocaccer, Coccamig e Coocafé Mais informações para a imprensa Assessoria de Comunicação Alexandre Costa – ascomsilasbrasileiro@hotmail.com (61) 3226-2269

bottom of page