top of page

Expocacer inaugura primeiro hub de café do Brasil nos EUA



A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), sediada em Patrocínio (MG), que reúne 700 produtores de café, celebrou a inauguração de seu escritório em Lewes, Delaware, nos Estados Unidos, na semana passada. A estratégia visa centralizar os procedimentos de venda e exportação, simplificando as operações da cooperativa no mercado internacional. Ao estabelecer um escritório estratégico em Lewes, próximo ao importante porto de Wilmington, a Expocacer busca facilitar as operações de venda e exportação, aproximando os produtores do consumidor americano.


O diretor superintendente da cooperativa, Simão Pedro de Lima, destaca que ter estoques de café nos EUA é uma maneira de atender ao mercado spot e fortalecer a presença dos 700 cooperados no país, proporcionando uma conexão direta com os consumidores.


Com a iniciativa, a Expocacer prevê um aumento significativo nos embarques de café para os EUA, estimando um crescimento de até 15% este ano. O primeiro embarque, previsto para ser de 320 sacas (19,2 toneladas), representa o início dessa estratégia que visa otimizar as operações logísticas da cooperativa.


Além de fortalecer as exportações tradicionais, a Expocacer planeja investir na venda de cafés especiais nos EUA. Com a nova infraestrutura, a cooperativa pretende dobrar, até 2028, o envio de cafés especiais para os Estados Unidos. O café especial representa atualmente de 10% a 20% dos embarques ao país, e a meta é aumentar essa parcela significativamente nos próximos anos.


Simão Pedro de Lima destaca a importância da transparência na produção de café, afirmando que, atualmente, os consumidores desejam não apenas saber de onde vem o café, mas também quem o produziu. A Expocacer planeja atender a essa demanda crescente, trabalhando com “transparência radical” na produção e comercialização do café.


“É admirável ver a Expocacer trilhando caminhos inovadores ao se tornar a primeira cooperativa brasileira a estabelecer um hub nos Estados Unidos. Sua visão vanguardista no setor cafeeiro nacional, aliada ao compromisso com qualidade e transparência, representa um marco significativo. Ao mirar não apenas o crescimento nas exportações tradicionais, mas também almejar a expansão do mercado de cafés especiais nos Estados Unidos, a Expocacer demonstra uma abordagem arrojada e comprometida com a excelência. Essa iniciativa não apenas fortalece a presença da cooperativa no mercado internacional, mas também eleva o patamar do café brasileiro no cenário global. Parabéns ao presidente Fernando Beloni, à vice Mariana Heitor, ao superintendente Simão Pedro de Lima e ao superintendente da Federação dos Cafeicultores, Juliano Tarabal por liderarem com entusiasmo a inovação no universo do café. Estendemos nossos cumprimentos a todos os colaboradores e associados da Expocacer pela conquista. Fizemos questão de destacar essa notícia no nosso balanço semanal para que todos tomassem conhecimento”, manifestou Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café.


Com informações da Ascom Expocacer

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

(61) 3226-2269

bottom of page