top of page

BALANÇO SEMANAL CNC— 04 a 08/12/2017

CNC, OCB e Minasul, com apoio da ABERT, premiam as melhores reportagens sobre a importância do cooperativismo na sustentabilidade da cafeicultura

PRÊMIO CAFÉ BRASIL — Sob o tema “A importância das cooperativas na sustentabilidade da cafeicultura brasileira”, 57 jornalistas das cinco regiões do País inscreveram suas matérias nas quatro categorias – TV, Impresso, Internet e Rádio – do 1º Prêmio Café Brasil de Jornalismo, realizado pelo Conselho Nacional do Café (CNC), em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), com apoio institucional da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).


Foram eleitos vencedores os três primeiros colocados de cada categoria, que receberam a premiação em cerimônia realizada no dia 5 de dezembro, na Casa do Cooperativismo, sede da OCB, em Brasília (DF). O valor total destinado aos vitoriosos do Prêmio foi de R$ 90 mil, sendo R$ 10 mil aos campeões, R$ 7,5 mil aos segundos colocados e R$ 5 mil aos terceiros lugares. As fotos do evento estão disponíveis na fanpage do CNC (acesse).


Categoria TV

1º lugar: Bruno Faustino

Veículo: TV Educativa ES - Vitória (ES)

Integrantes da Equipe: Antônio Dutra

Título: Os segredos do conilon de qualidade do Espírito Santo (confira)

Resumo: O campeão da categoria TV realizou uma reportagem que apresenta a relevância das cooperativas para os cuidados e segredos presentes no dia a dia das lavouras de café conilon do noroeste do Espírito Santo.


2º lugar: Sander Kelsen (representado por Guilherme Garcia)

Veículo: TV Alterosa Sul de Minas - afiliada SBT - Varginha (MG)

Integrantes da Equipe: Guilherme Garcia, Luisa Nogueira, Claudio Flores, Sarah Muller, Maycon Mazzeu, Gilmar Garcia, Edimilson dos Santos, Carlos Cazelato

Título: Parceria no campo: o papel das cooperativas no desenvolvimento das lavouras (confira)

Resumo: Reportagem especial mostra como as cooperativas ajudam no desenvolvimento das fazendas. Capacitação, informação precisa e suporte aos negócios são alguns itens que estão no vocabulário da parceria entre cooperativas e cooperados.



3º lugar: Gabriela Ribeti

Veículo: TV Gazeta - afiliada Rede Globo - Vitória (ES)

Integrantes da Equipe: Esther Radaelli (produtora), Vinícius Gonçalves (cinegrafista) e Weara Batista (editora de imagem)

Título: Cooperativa premia produtores e incentiva a produção de cafés especiais em Itarana, no ES (confira)

Resumo: Município capixaba se destaca na produção de cafés especiais graças à ajuda técnica das cooperativas Coopeavi e Pronova. Prêmio que realizam incentiva investimento nos grãos especiais, gerando mais sustentabilidade e qualidade de vida às famílias produtoras.


Categoria IMPRESSO

1º lugar: Flávio Bredariol e Marcos Fidêncio

Veículo: Jornal Debate - Garça (SP)

Integrantes da Equipe: não

Título: Cooperativismo fortalece produtores e fomenta a modernização da cafeicultura no século 21 (confira)

Resumo: Matéria aborda a relação do cooperativismo com a cafeicultura, trazendo o exemplo vitorioso do Cerrado Mineiro e a falta de uma cooperativa cafeeira em Garça, na região Centro-Oeste de São Paulo, que foi uma das principais na produção do fruto no passado.

2º lugar: Hulda Rode

Veículo: Revista RDM Rural - Brasília (DF)

Integrantes da Equipe: Isa Ramos (editora), Hulda Rode (reportagem), Cris Nascimento (diagramação) e Ricardo Padue (fotografia)

Título: A semente que apaixonou o mundo (confira)

Resumo: Conteúdo especial aborda aspectos históricos do café e como o apoio de cooperativas permite aumentar a competitividade dos produtores, potencializando compras, vendas e facilitando o acesso a recursos, o que proporciona maior rentabilidade a quem vive da atividade.

3º lugar: Marlene Gomes

Veículo: Correio Braziliense - Brasília (DF)

Integrantes da Equipe: não

Título: Cooperativas são responsáveis por 48% da produção de café do país (confira)

Resumo: A matéria aborda o papel importante desempenhado pelas cooperativas cafeeiras na produção e na comercialização do café brasileiro e destaca que foram responsáveis por 48% da produção cafeeira do Brasil, em 2016, com a geração de trabalho e renda para milhares de trabalhadores.


Categoria INTERNET




1º lugar: Paulo Palma Beraldo e Mariana Amorim Machado

Veículo: De Olho no Campo / ESTADÃO - São Paulo (SP)

Integrantes da Equipe: não

Título: Aceita um cafezinho? (confira)

Resumo: A matéria demonstra o avanço da produção de cafés especiais no Brasil, trazendo a opinião de diretores de cooperativas, entidades, federações, produtores e baristas, apresentando o caminho percorrido pelo produto do campo à xícara.




2º lugar: Jhonatas Simião

Veículo: Notícias Agrícolas - Campinas (SP)

Integrantes da Equipe: não

Título: Unidas e com apoio de cooperativas, cafeicultoras brasileiras vendem saca de café por mais de R$ 1 mil e começam a exportar (confira)

Resumo: Reportagem demonstra que, após anos de lutas, as mulheres já conquistaram alguns espaços de destaque nas mais diversas esferas da sociedade e que, na cafeicultura, esse cenário também passou a ser realidade recentemente, com grupo mulheres que se uniram e recebem fundamental suporte de cooperativas.


3º lugar: Esther Radaelli

Veículo: G1 ES - Vitória (ES)

Integrantes da Equipe: Viviane Machado (edição) e Vinicius Gonçalves (fotografia)

Título: Famílias mostram que união é fundamental na produção de cafés de qualidade, no ES (confira)

Resumo: Matéria apresenta famílias que investem em cafés especiais no município capixaba de Itarana e conseguem agregar mais valor à produção, relatando que as mulheres são fundamentais nesse processo, conquistando, inclusive, prêmios em concursos de qualidade.


Categoria RÁDIO

1º lugar: Terezinha Jovita

Veículo: Rádio ES - Vitória (ES)

Integrantes da Equipe: não

Título: Como o bom café altera a vida do homem do campo (confira)

Resumo: Matéria mostra como cafeicultores capixabas estão produzindo cafés especiais e conquistando prêmios de melhores do Brasil, bem como o papel das cooperativas na formação técnica, social e na venda desses cafés, com preços cada dia mais elevados.




2º lugar: André Luiz

Veículo: Rádio Rainha da Paz - Patrocínio (MG)

Integrantes da Equipe: Luiz Antônio Costa (repórter) e Luiz Costa Jr (repórter)

Título: História do café em Patrocínio e a importância do cooperativismo na cafeicultura do Cerrado Mineiro (confira)

Resumo: A matéria traz a história do início do plantio do café, na década de 70, em Patrocínio e região, sua evolução e o trabalho das cooperativas para o crescimento da atividade no município e em toda a região do Cerrado Mineiro.



3º lugar: Kelly Stein

Veículo: Coffea - São Paulo (SP)

Integrantes da Equipe: não

Título: Qual o papel das cooperativas na sustentabilidade da cafeicultura? (confira)

Resumo: Reportagem traz respostas para questionamentos como: O que faz uma cooperativa de café? Qual a diferença entre sindicato, associações e cooperativas? E em tempos de mudanças climáticas, qual o papel das cooperativas na produção de um café mais sustentável?


MÉRITO CAFÉ BRASIL

O Prêmio Café Brasil também prestou homenagens a duas instituições que desenvolveram projetos e campanhas que destacaram o agronegócio como um todo, em especial o café, ao longo de 2017.


CANAL RURAL

Nesse sentido, entregamos o “Mérito Café Brasil” à chefe de redação e coordenadora de jornalismo do CANAL RURAL, Letícia Luvison. A honraria foi concedida ao veículo pelo desenvolvimento e pela implantação do projeto “Café Forte”, que propõe a disseminação, à cadeia produtiva e à sociedade, da base de conhecimento sobre como é produzido sustentavelmente o café no Brasil, assim como sua responsabilidade social, gerando emprego e renda a milhares de famílias, e ambiental, com a preservação de nosso meio ambiente.


REDE GLOBO

Uma campanha inovadora e que conseguiu transmitir a realidade do campo à população urbana. Pelo êxito nesse princípio, entregamos ao diretor regional da REDE GLOBO, Cláudio Corrêa Melo, o “Mérito Café Brasil” pela realização da Campanha "Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é Tudo".



bottom of page