top of page

BALANÇO SEMANAL CNC — 11 a 15/12/2017

Presidente do CNC participa de lançamento do Selo Agro Mais Integridade com presidente Michel Temer e ministro Blairo Maggi

AGRO MAIS INTEGRIDADE — O presidente executivo do CNC, deputado Silas Brasileiro, participou, na terça-feira, 12, ao lado do presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, no Palácio do Planalto, da cerimônia de lançamento do selo Agro Mais Integridade, que é um reconhecimento às empresas e entidades do setor que adotam práticas de governança e gestão capazes de evitar desvios de conduta e de fazer cumprir a legislação, em especial, a Lei Anticorrupção (Lei 12.846, de 1º de agosto de 2013).


Entendemos que essa nova ferramenta de gestão possibilita que o mundo reconheça, cada vez mais, o envolvimento e o desenvolvimento do Brasil nas áreas de pesquisa e tecnologia da agropecuária. E quando nos voltamos ao café, ficamos extremamente satisfeitos, porque encabeçamos a fila da sustentabilidade mundial e esse compromisso permitirá que evidenciemos ainda mais as responsabilidades ambiental e social que a cafeicultura brasileira possui, sempre voltada ao justo retorno econômico aos atores da cadeia.

O selo Agro Mais Integridade será um atestado para os mercados doméstico e internacional de que a empresa produz sob os mais rigorosos critérios, não só em termos de valores éticos, como também de responsabilidade social e de sustentabilidade. Assim, reforçamos que o Plano Agro+ Integridade vai ao encontro do que o mercado demanda: ética, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.


Não obstante, também cremos que está em sintonia com a meta da gestão do ministro Blairo Maggi à frente do Mapa, que é a de aumentar a participação do agronegócio brasileiro no mercado internacional, de 7% para 10%, agregando valor e diversificando a pauta de exportações.

Na oportunidade, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as empresas e entidades do agro firmaram, junto ao Governo Federal, o Pacto pela Integridade. O CNC acredita que esse compromisso é um passo relevante para o aprimoramento do ambiente entre órgãos públicos e privados do agro, gerando uma sinergia que tornará nosso setor ainda mais dinâmico, eficiente e proativo.


O Pacto pela Integridade representa um compromisso na implantação de políticas internas, procedimentos e regras (compliance) anticorrupção e tem o objetivo de envolver a sociedade como um todo, de maneira que se evitem ações ilícitas e que essas, caso ocorram, sejam repudiadas por todos e não apenas pelas autoridades públicas.

PRESIDÊNCIA DA BSCA

Nesta semana, a nossa associada BSCA comunicou que a nova presidente da Associação é Carmem Lucia Chaves de Brito, que comandará a entidade até 30 de novembro de 2018. O CNC congratula a nova gestão e entende que presidente e diretores possuem know-how e expertise para dar continuidade ao excelente trabalho de promoção para continuar abrindo mercados aos cafés especiais, evidenciando que o Brasil possui qualidade em quantidade e que produz frutos com diversidade de aromas e sabores devido às condições geográficas, aos investimentos realizados em pesquisa e tecnologia e à excelente gestão dos cafeicultores com foco em sustentabilidade.


Entendemos, ainda, que a eleição da nossa presidente vem ao encontro de uma tendência cada vez mais observada no mercado: a merecida conquista das mulheres em posição de destaque. Não obstante a diretoria executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais segue como responsabilidade da competente e uma das principais lideranças femininas na cafeicultura brasileira, Vanusia Nogueira. Reiteramos nossos parabéns à nova diretoria e reforçamos que o CNC contribuirá com nossa associada BSCA em tudo que se fizer necessário.


MERCADO — Apesar da reação esboçada nos últimos dois dias, os futuros do café voltaram a acumular queda nesta semana. O mercado apresentou baixa liquidez e a tendência é de esvaziamento devido à aproximação das festas de final de ano.



bottom of page