BALANÇO SEMANAL CNC — 14 a 18/02/2022


CNC é contra projeto que quer gerar imposto de exportação sobre commodities


Como representante da produção cafeeira do Brasil, o Conselho Nacional do Café (CNC) está em constante acompanhamento a possíveis propostas, decretos, portarias e projetos de lei que possam ser prejudiciais à cadeia café. Nos últimos dias o CNC se deparou com o Projeto de Lei 3885/21 que determina que o Imposto sobre a Exportação incidirá nas commodities, com alíquota a ser fixada pelo Poder Executivo e revisada todo ano. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivo no Decreto-Lei 1.578/77, que institui esse tributo a ser pago pelo comprador estrangeiro. Entre os produtos mais exportados pelo país está o café, que é uma commodity.

Saiba mais

 

CNC participa de Seminário que debateu padrões de classificação do café torrado

O Conselho Nacional do Café (CNC) participou nesta quarta-feira, 16/02, da organização do 1º Seminário Padrões de Classificação do Café Torrado, evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O objetivo do encontro foi debater a norma que define os padrões oficiais de classificação do café torrado e contou com representantes do poder público, da indústria, do setor produtivo e dos consumidores. O presidente do CNC, Silas Brasileiro, apresentou a posição da produção com relação aos impactos da nova instrução normativa proposta.


Saiba mais

 

Mercado de café continua em alerta à queda dos estoques da ICE

Os contratos futuros de café arábica encerram a semana na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) em oscilação, de olho na baixa dos estoques certificados da ICE. Essa queda advém dos problemas logísticos que tem afetado o mundo inteiro, uma reduzida safra em 2021, além das incertezas com relação à próxima.


Saiba mais