BALANÇO SEMANAL CNC — 17 a 21/01/2022


Café: números da exportação demonstram a força da produção

Com a recente divulgação dos dados de exportação do café brasileiro fica claro o empenho do produtor em garantir uma safra representativa mundialmente. O levantamento apontou que foram exportadas 40,372 milhões de sacas de 60 kg de café em 2021, que gerou US$ 6,242 bilhões, o que representa queda de 9,7% em volume, mas evolução de 10,3% em receita cambial frente aos números registrados nos 12 meses de 2020. Mesmo enfrentando a crise hídrica e a alta vertiginosa no preço dos insumos, além de um ano de baixa bienalidade, o cafeicultor brasileiro foi resiliente, demonstrando toda a dedicação em produzir um café de qualidade, com padrão de exportação, gerando emprego, renda e divisas para o país.

Saiba mais

 

Seguro Rural: item necessário para o cafeicultor

O seguro rural para o produtor deve ser considerado um item necessário, em razão das adversidades climáticas atuais. O café é uma cultura perene, irrigada ou sequeiro, produzido em regiões e altitudes diversas. Por isso, deve, obrigatoriamente, ser segurado, desde a planta. Com a produtividade crescente e cotações das mais variadas, é uma cultura com alto índice de especulação. Ligar o hedge ao seguro rural é uma forma de proteger não somente a planta, mas também a rentabilidade do produtor. O cafeicultor muitas vezes não faz o seguro por desconhecimento. Esse é um trabalho que temos que desenvolver de forma permanente, constante, através dos Comitês Técnicos do Conselho Nacional do Café (CNC) e de nossas cooperativas.

Saiba mais

 

Mercado de café segue tentando manter ganhos da semana

O mercado futuro de café arábica tenta manter os ganhos acumulados ao longo da semana na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) que tem sido pressionado pelos fundos de investimento e especulações de curto prazo.


Saiba mais

 

CNC na mídia: Terra Viva/Band - Números da Conab

Em entrevista ao Canal Terra Viva/Band, o presidente do CNC, Silas Brasileiro falou sobre a importância dos números de levantamentos corretos para a cafeicultura brasileira. Lílian Munhoz e Pedro Costa comandam o Agro Manhã.


Saiba mais