top of page

CNC destaca avanços da Conab em soluções de rastreabilidade e mapeamento do parque cafeeiro

  • Foto do escritor: SILAS BRASILEIRO
    SILAS BRASILEIRO
  • há 15 minutos
  • 2 min de leitura
ree

O Conselho Nacional do Café (CNC) participou nesta terça-feira, 11, de uma importante reunião promovida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que apresentou sua plataforma de atendimento à Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) e uma nova solução de aperfeiçoamento do levantamento de safras e atualização do parque cafeeiro, desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


A apresentação foi conduzida pela professora Sônia Carvalho Ribeiro, representante do Comitê Técnico da UFMG, e contou com a presença de Guilherme Campos, Secretário de Política Agrícola (SPA/Mapa), de Sílvio Porto, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, de José Maria dos Anjos, diretor de comercialização do Mapa e Janaína Macedo, coordenador-geral do Café do Mapa. O presidente do CNC, Silas Brasileiro, representou a entidade.


Além do CNC, também estiveram presentes representantes da iniciativa privada que integram o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – Cecafé; a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA; a Associação Brasileira de Cafés Torrado e Moído – ABIC; a Associação Brasileira de Cafés Solúvel – ABICS. 


A nova plataforma, que utiliza o acesso via gov.br, é gratuita e tem como objetivo oferecer às cooperativas, produtores e traders, uma alternativa prática e segura para atender às exigências da EUDR, consolidando dados georreferenciados e assegurando a conformidade ambiental das exportações de café brasileiro à União Europeia. A ferramenta será disponibilizada em breve e representa mais uma alternativa tecnológica e inclusiva para a cafeicultura nacional.


“A Conab e o MAPA têm se mostrado incansáveis na busca por soluções acessíveis, modernas e que estejam ao alcance de toda a cadeia produtiva. O CNC reconhece o empenho técnico e institucional dessas entidades, que têm trabalhado com seriedade e transparência para garantir que o Brasil esteja preparado para atender às exigências internacionais, sem onerar os produtores e cooperativas”, destacou Silas Brasileiro, presidente do CNC.


O CNC acompanha e apoia desde o início o processo de aperfeiçoamento do levantamento de safras e mapeamento do parque cafeeiro, além de demandar à Conab, junto com os demais membros do setor produtivo, de uma plataforma que atendesse os requisitos para exportação de café para UE.


Compromisso e reconhecimento

O Conselho Nacional do Café apoia integralmente o projeto e reconhece o esforço conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em construir soluções públicas, acessíveis e seguras, que beneficiam diretamente produtores, cooperativas e o Brasil como líder mundial na produção sustentável de café.


“O governo federal tem se mostrado sensível e atuante, investindo em inovação, tecnologia e inteligência de dados para que o produtor brasileiro não seja penalizado por legislações externas, mas, ao contrário, se fortaleça. O CNC enaltece o trabalho conduzido pela Conab, pelo diretor Sílvio Porto e por toda a equipe técnica, que, ao lado do MAPA, têm dado passos concretos na modernização da cafeicultura nacional”, concluiu Silas Brasileiro.

ree

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

(61) 99999-1570

 
 
 
  • Flickr - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page