top of page

CNC destaca importância da Fenicafé 2023


A Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura 2023 se encerra nesta sexta-feira (31) demonstrando uma força plural. Foi expressivo o comparecimento de senadores da República, deputados federais e estaduais. Além disso, a programação contou com muitas novidades sobre implementos, máquinas, serviços e tecnologia.


O evento teve o envolvimento da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, através do conselheiro do Conselho Nacional do Café (CNC), Francisco Sérgio de Assis. Participaram ainda Nelson Carvalhaes, do escritório Carvalhaes e do Porto de Santos Comércio e Exportação Ltda, Simão Pedro de Lima da Expocaccer, Ricardo Tavares da Cafebras. Por parte da Cooxupé, a Fenicafé recebeu o seu presidente, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, e o evento contou também com as presenças do Prefeito Municipal de Araguari, Renato Carvalho Fernandes, e de Monte Carmelo, Paulo Rodrigues Rocha, além de diversas outras autoridades.


O CNC destaca a importância de feiras com a Fenicafé para o avanço da cafeicultura brasileira. “Cada vez mais as feiras, seminários e eventos trazem novidades fundamentais para a melhoria tecnológica do café. No caso da cafeicultura irrigada, muitas são as novidades que surgem rapidamente e que dão ao produtor a capacidade de melhorar a qualidade do café e, por consequência, a sua produtividade. Parabenizamos os organizadores pelo peso que deram ao evento em 2023”, analisou Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café.


Sobre a Fenicafé


Em 1995, a cafeicultura já era um marco em Araguari. O clima e topografia favoráveis foram determinantes para o sucesso na produção de café irrigado, que já se destacava no cerrado Mineiro. Foi então que a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) instituiu a Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, a partir da necessidade da troca de experiência entre técnicos, especialistas e produtores.

A Fenicafé trata-se de uma feira de implementos, máquinas, serviços e tecnologia, aliados a muita informação. A Feira é dividida em duas partes no XXV Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado e na XXIV Feira de Irrigação em Café do Brasil.


Com 25 anos de realização, hoje a Fenicafé é referência nacional em feiras para café, sendo considerada a maior feira de irrigação em cafeicultura do país.


Mais informações para a imprensa Assessoria de Comunicação Alexandre Costa – ascomsilasbrasileiro@hotmail.com (61) 3226-2269

bottom of page