top of page

CNC destaca união do setor no relançamento da Frente Parlamentar do Café


O Conselho Nacional do Café (CNC) marcou presença no Congresso Nacional que relançou, nesta terça-feira (28), a Frente Parlamentar do Café. Com a presença em peso dos membros da iniciativa privada do Conselho Deliberativo do Café (CDPC), a frente renasce com força para atuar nas demandas cafeeiras nacionais.


Além do CNC, o CDPC esteve representado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), pela Associação Brasileira da Indústria dos Cafés Solúveis (ABICS), pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


Silas Brasileiro, presidente do CNC, criador da Frente Parlamentar do Café, ressaltou em seu discurso a importância do colegiado para a defesa dos interesses dos produtores, das associações, cooperativas e dos demais elos da cadeia cafeeira. “Foi muito bom ver que todos manifestaram a necessidade da união entre as diversas lideranças para a construção de uma política cafeeira sustentável no Brasil”, destacou.

A Frente Parlamentar do Café será presidida pelo deputado federal Emidinho Madeira (PL/MG) e terá como vice-presidente o deputado federal Evair de Melo (PP/ES), como secretário, o deputado Diego Andrade (PSD/MG), e como diretor governamental, o deputado Odair Cunha (PT/MG).


Participou remotamente a diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanusia Nogueira, que anunciou a apresentação do Fundo para Sustentabilidade e Resiliência do Café. Ele será composto por recursos governamentais e da iniciativa privada para pesquisa, promoção e assistência técnica em todo o mundo.


Prestígio


Estiveram presentes muitas autoridades federais, estaduais e municipais, dentre elas, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, o Chefe-Geral da Embrapa Café, Antônio Guerra, o presidente da Emater/MG, Otávio Maia, além de representantes do setor cafeeiro, sindicatos rurais, cooperativas e cafeicultores. O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos junto com a “Marcha dos Prefeitos” que vieram a Brasília para reivindicar as necessidades dos municípios.

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

Alexandre Costa – ascomsilasbrasileiro@hotmail.com

(61) 3226-2269

bottom of page