top of page

CNC participa de exposição do Mapa em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil


Conselho Nacional do Café colaborou com produção de material histórico para o espaço dedicado ao café


O Conselho Nacional do Café (CNC) participou na manhã desta quinta-feira, 15/09, da inauguração da Exposição do acervo da Biblioteca Nacional da Agricultura alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil. A mostra está sendo exposta no túnel de acesso ao Edifício Anexo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A história do café está contada de forma especial na exposição, sendo o CNC um dos colaboradores na produção dos materiais que fazem parte da mostra.


O Ministro Marcos Montes descerrou a fita inaugural e disse em seu discurso que a Binagri tem o papel fundamental de preservar a história do Mapa e, consequentemente, do Brasil. Destacou também o trabalho do presidente do CNC, Silas Brasileiro, quando foi Secretário-Executivo da pasta. “Silas é um grande amigo e muito da história do Mapa passa por ele e logicamente pelo café, que com tanto amor representa”, relembrou Marcos Montes.


A exposição foi idealizada pela equipe da Biblioteca Nacional de Agricultura (BINAGRI), com a coordenação geral de Neuza Arantes Silva.


Silas Brasileiro fez questão de lembrar dos momentos em que atuou no Ministério da Agricultura, oportunidade em que junto com o Ministro Reinhold Stephanes, tratava a Binagri como um setor estratégico dentro do Mapa. “Sempre demos atenção merecida à Biblioteca Nacional da Agricultura. Ela tem um acervo riquíssimo, com estrutura moderna e é coordenada com maestria pela Dra. Neuza Arantes. A história não só do Mapa, mas do Brasil está ali guardada para a posteridade”.


A exposição é aberta ao público e terá duração de cerca de 60 dias. Faz parte do calendário oficial do governo das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. A mostra tem ambientes específicos dos principais produtos agrícolas brasileiros. Estão expostas também peças históricas, livros originais com mais de 150 anos e linhas do tempo de diversos setores do Ministério. Parte do material foi produzido pelo departamento de comunicação do CNC, dirigido pelo comunicador Alexandre Costa.


“Fizemos questão de colocar nossa equipe à disposição do Mapa no apoio à realização desta exposição. Trata-se de um momento histórico e o Conselho Nacional do Café está muito feliz por poder contribuir para que o projeto fosse executado”, finaliza Silas Brasileiro.




Fotos: Antônio Araújo (Ascom Mapa) e Alexandre Costa (Ascom CNC)

Mais informações para a imprensa Assessoria de Comunicação Alexandre Costa – ascomsilasbrasileiro@hotmail.com (61) 3226-2269




bottom of page