top of page

CNC se reúne com Ministro Carlos Fávaro para reforçar demandas e apresentar projetos do setor


O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, participou nesta quinta-feira (12), da primeira audiência da instituição com o Ministro da Agricultura e Pecuária (Map), Carlos Fávaro, acompanhado do deputado federal por Minas Gerais, Zé Vítor (PL). Na oportunidade, foram apresentados ao novo Ministro as demandas e oportunidades do setor produtivo cafeeiro nacional.


Silas Brasileiro levou ao conhecimento de Fávaro os projetos ligados à cafeicultura que estão em andamento, inclusive com o apoio do Ministério da Agricultura, a exemplo do Programa Café Produtor de Água, que conta com a parceria do Map para sua execução.


O presidente do CNC também aproveitou o encontro para reiterar a importância do Conselho Deliberativo da Política do Café (CPDC), que tem na sua gestão – como presidente – o titular do Ministério da Agricultura. Além disso, solicitou uma audiência para os representantes da iniciativa privada no CPDC, tendo o encontro agendado para os dias 07 ou 08 de fevereiro, visto o Ministro estar de viagem marcada para a Alemanha.


Outro fato importante foi a confirmação da permanência da estrutura do café com os servidores atuais do Map.


“Esse primeiro encontro foi muito importante para deixarmos claro ao Ministro Fávaro a intenção do CNC em dar continuidade ao estreito relacionamento entra a instituição e o Governo Federal, já que temos pautas fundamentais para o setor nos próximos anos. Sem a cooperação é impossível alcançarmos os resultados que todos queremos, tanto o governo, quanto as entidades, associações, cooperativas e, o mais importante, o produtor rural. Como guardião do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), o CNC continuará atuando diuturnamente para a manutenção e melhoria constante na gestão do fundo”, explicou Silas Brasileiro.


Ao presidente do CNC e ao deputado Zé Vitor, o Ministro garantiu que a pasta estará envidando esforços para atender, principalmente, os pequenos produtores, que são os mais necessitados de boas políticas públicas. Também participaram da audiência o Diretor Sílvio Farnese, o deputado federal por Mato Grosso, Neri Geller (PP) e o Secretário de Política Agrícola, Wilson Vaz de Araújo.


Na foto, da esquerda para a direita: Wilson Vaz de Araújo (Map), Deputado Federal Zé Vítor (PL), Ministro Carlos Fávaro, Silas Brasileiro (CNC), Sílvio Farnese (Map) e Deputado Federal Neri Geller (PP).

bottom of page