top of page

Embaixador da Índia no Brasil apresenta panorama do café do país asiático em visita ao CNC

  • Foto do escritor: SILAS BRASILEIRO
    SILAS BRASILEIRO
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura
ree

O embaixador da Índia no Brasil, Dinesh Bhatia – que assumiu o cargo em junho deste ano –, realizou nesta semana uma visita de cortesia ao escritório do Conselho Nacional do Café (CNC), em Brasília, onde foi recebido pelo Presidente da instituição, Silas Brasileiro. O encontro oportunizou a apresentação de um panorama do setor cafeeiro indiano, com destaque para a posição do país como sétimo maior produtor mundial da commoditie, responsável por cerca de 4% da produção global. Eles produzem anualmente uma média de 300 mil toneladas (cerca de 5 a 6 milhões de sacas de 60kg) e o país é reconhecido, também, pela predominância do robusta e por perfis sensoriais únicos, como o tradicional “Monsooned Malabar”, cujo perfil é suave, de baixa acidez e encorpado.


A cafeicultura do país envolve aproximadamente 250 mil produtores, sendo 98% pequenos agricultores, que garantem sustento direto e indireto a 2,5 milhões de pessoas em áreas rurais, sobretudo no sul da Índia. O estado de Karnataka responde por mais de 65% da produção, seguido por Kerala, com cerca de 20%, e Tamil Nadu, com até 8%. Novas fronteiras cafeeiras têm surgido, a exemplo de Andhra Pradesh, Odisha e no Nordeste indiano, com foco em arábica.


A exportação indiana abrange grãos verdes, café solúvel e extratos industriais, com mercados relevantes na Itália, Alemanha, Bélgica, Rússia, Estados Unidos e Japão. O setor é coordenado pelo Coffee Board of India, vinculado ao Ministério do Comércio e da Indústria, que promove programas de qualidade, certificações internacionais, incentivo à rastreabilidade e apoio ao crescimento dos cafés especiais, consolidando o país como importante ator no mercado cafeeiro global.


Oportunidades de cooperação

Durante o encontro, o Embaixador e o Presidente do CNC destacaram os valores compartilhados pelos dois países como sustentabilidade e inovação agrícola. O presidente Silas discutiu com o diplomata oportunidades comerciais como: ampliar a presença do café brasileiro no mercado indiano e apoiar missões comerciais; sustentabilidade, com destaque para iniciativas como o programa Café Produtor de Água do CNC, alinhado aos esforços indianos de certificações como UTZ e Rainforest Alliance; além de convidar o Embaixador para visitar regiões produtoras e participar de eventos sobre café e sustentabilidade. Foi discutido ainda o atual momento da cafeicultura mundial com a imposição de tarifas pelo governo americano, o que impacta diretamente a cadeia cafeeira.


“Estou muito honrado de estar aqui com o Presidente do Conselho Nacional do Café do Brasil, e conheci muito da produção e exportação das cooperativas, e de todo o sistema de produção do café no Brasil. É uma experiência maravilhosa”, observou o Embaixador Dinesh Bhatia.


“A visita do Embaixador Dinesh marca o início de uma promissora colaboração entre Brasil e Índia no setor cafeeiro. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável e fortalecer o mercado global de cafés de qualidade”, afirmou o presidente Silas Brasileiro.


Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação CNC

(61) 99999-1570

 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
  • Flickr - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page