top of page

Principais pontos do novo Acordo Internacional do Café 2022

O novo Acordo Internacional do Café (AIC), assinado na Colômbia no início do mês de outubro, traz novidades importantes para o setor cafeeiro. Com o objetivo de destacar as principais mudanças que entrarão em vigor em fevereiro de 2024, foi que o Conselho Nacional do Café (CNC) construiu este expediente.

O objetivo do novo AIC é fortalecer o setor cafeeiro global, promovendo sua expansão econômica, social e ambientalmente sustentável em um contexto de mercado, em benefício de todos os participantes do setor. É um instrumento de fomento da cafeicultura mundial no âmbito da Organização Internacional do Café (OIC).

O AIC 2022 é o 8º acordo assinado entre governos integrantes dos países produtores e exportadores de café. A excepcional importância do café para as economias de muitos países é reconhecida e, por isso, a colaboração entre os membros da cadeia de valor é essencial para criar condições estruturais que não só possibilitem aos cafeicultores alcançar prosperidade real e melhorar continuamente seus meios de sustento, mas que também assegurem o futuro tanto das novas gerações de cafeicultores quanto do setor cafeeiro global. Ainda, há a contribuição do setor cafeeiro para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS´s).

Para se chegar ao texto final foi criada uma Força Tarefa da qual o CNC fez parte. O grupo especial iniciou os trabalhos em 2020 e realizou 28 reuniões ao todo. O Conselho Nacional do Café participou ativamente apresentando sugestões junto ao Governo Brasileiro com o objetivo de aprimorar o texto.

Após os encontros e redação final, o novo AIC foi apresentado na 133ª reunião do Conselho Internacional do Café, realizado ainda no formato online. Logo após as últimas análises foi convocada uma reunião extraordinária para aprovação, o que aconteceu de forma unânime. O Acordo recebeu as assinaturas durante evento realizado na 134ª na Colômbia e entra em vigor, definitivamente, em fevereiro de 2024.


bottom of page