top of page

Reunião aborda avanços do Programa Café Produtor de Água em Alpinópolis e Varginha (MG)

  • Foto do escritor: SILAS BRASILEIRO
    SILAS BRASILEIRO
  • há 24 minutos
  • 2 min de leitura
ree

O Conselho Nacional do Café (CNC) promoveu, em 28 de agosto, reunião sobre a expansão do Programa Café Produtor de Água em Alpinópolis (MG). O encontro foi realizado de forma híbrida com representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.


Participaram da reunião o presidente do CNC, Silas Brasileiro, o consultor técnico Devanir Garcia dos Santos e a assessoria técnica do Conselho. Representando os órgãos ambientais, estiveram presentes Rossini Sena, especialista em Recursos Hídricos da ANA; Janaína Mendonça Pereira, presidente do IGAM; e Fabiana Gonçalves Moreira, diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos do IEF.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias de cooperação para fortalecer o Programa Café Produtor de Água, que promove a revitalização de bacias hidrográficas em regiões cafeeiras por meio da proteção de nascentes, práticas conservacionistas e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).


Na avaliação do presidente Silas, o projeto-piloto conduzido em parceria com a Cooxupé e a Prefeitura Municipal de Alpinópolis, já mostrou resultados positivos. “Há, inclusive, previsão de expansão para outros estados, como já aconteceu recentemente no Espírito Santo, onde o Programa foi integrado ao Reflorestar por meio de acordo de cooperação. Então, nossa expectativa é que, com apoio técnico e financeiro ampliado, o Café Produtor de Água se consolide como referência nacional em sustentabilidade hídrica aplicada à cafeicultura”, destacou.


Café Produtor de Água em Varginha (MG)

O Programa Café Produtor de Água também foi o foco da reunião on-line realizada no dia 25 de agosto para atualizar o andamento das ações em Varginha (MG). O destaque do encontro foi a apresentação de cálculos de barraginhas (pequenas bacias para captar enxurradas, promover infiltração e recarga do solo) e terraços (degraus no terreno inclinados para conter água, evitar erosão e facilitar cultivo sustentável). Além disso, foram discutidas as possibilidades de encaminhamentos voltados tanto para treinamentos quanto para a implantação de uma Fazenda Modelo.


“A iniciativa busca fortalecer práticas de conservação hídrica e sustentabilidade na cafeicultura, com a cooperação entre o CNC e o Sicoob Credivar na organização do projeto inicial na região”, afirmou o presidente Silas Brasileiro. Durante o encontro, ainda foi sugerida a realização de uma reunião presencial para alinhar os pontos técnicos, além de ter sido confirmada a previsão de uma nova rodada de trabalho em 2 de setembro.


Participaram da reunião, a equipe técnica do CNC; pelo Sicoob Credivar, Leandro Reguim, Jairo Márcio Faria, Thaís Helena Lima Silva, Lucas Tavares Pereira e Lucas Rezende Bernardes; e pela Minasul, Frederico Caldeira.


O Programa Café Produtor de Água nasceu em 2021, tendo como idealizador o CNC junto às suas cooperativas associadas, contando com os seguintes parceiros: Ministério da Agricultura e Pecuária, Prefeituras Municipais, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB – Sescoop), Banco Sicoob, ANA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais.

ree

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

(61) 99999-1570

 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
  • Flickr - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page