top of page

Trabalho formal na colheita e exigências europeias são temas de encontro de comitês do CNC


Os comitês técnicos de Comunicação, Estatística, Pesquisa & Tecnologia e Sustentabilidade, do Conselho Nacional do Café (CNC) vão se reunir em um encontro conjunto na próxima quarta-feira (05/07). Na pauta, assuntos importantes da cafeicultura atual.


O encontro busca esclarecer as dúvidas sobre o Protocolo de Intenções para Boas Práticas Sociais, além de discutir os impactos da nova regulamentação europeia a respeito dos produtos livres de desmatamento em conjunto com a crescente demanda/exigência das certificadoras. As palestras são gratuitas e abertas ao público em geral.


Os comitês buscam atender as demandas do setor, através de ações práticas sustentáveis, são eles: Comunicação, Estatística, Pesquisa & Tecnologia e Sustentabilidade. São compostos por líderes indicados por suas cooperativas e têm o papel de articular competências na rede, além de harmonizar e propor iniciativas de interesse do setor. A indicação do coordenador dos comitês é feita pelos seus membros.


Veja a programação:

Palestra 1: Protocolo de Intenções para Boas Práticas Sociais, com o advogado Vinicius Souza Barquette.


Vinicius Souza Barquette, advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica, Professor de Direito em Graduação e Pós-Graduação, Especialista Pós-Graduado em Agronegócio e Direito do Trabalho, Sócio do Souza Barquette Advogados.



Palestra 2: Passo a passo para a implementação da regulamentação europeia dos produtos livres de desmatamento, com Simão Pedro de Lima (Superintendente da Expocaccer).


Simão Pedro de Lima é graduado em Direito e Administração, com pós-graduação em Gestão Empresarial e Direito do Agronegócio com Mestrado em Gestão Organizacional.

Atua no segmento cafeeiro a 39 anos tendo trabalhado na Cooperativa Agrícola de Cotia – Cooperativa Central por 15 anos, onde chegou a Diretor de Departamento de Café. Também trabalhou por vários anos na Alto Cafezal Comercio Importação e Exportação LTDA, empresa do grupo José Carlos Grossi e foi consultor de mercado de café na região de Patrocínio.

Atualmente é Diretor Superintendente da Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores LTDA. Além da atividade cafeeira, Simão Pedro de Lima é advogado e professor universitário.


Palestra 3: Certificação do café: ponto de vista da produção, com Alexandre Monteiro (Gerente ESG da Cooxupé).


Alexandre Monteiro tem 34 anos de experiência na Cooxupé – a maior cooperativa de café do mundo com mais de 18.000 associados e a maior exportadora de café verde do Brasil. Nos últimos 12 anos, Alexandre foi responsável pela coordenação de programas de sustentabilidade como o Código de Conduta 4C, Nespresso, C.A.F.E. Practices, Nescafé Plan, Rainforest Alliance e UTZ Certified.

Em janeiro de 2022, assumiu o cargo de Gerente ESG da Cooxupé, responsável pela estruturação da Governança, incorporando indicadores Socioambientais aos negócios da empresa, abordando o abastecimento responsável.


O link do evento será publicado no site do CNC na próxima semana.



Mais informações para a imprensa Assessoria de Comunicação Alexandre Costa – ascomsilasbrasileiro@hotmail.com (61) 3226-2269

bottom of page