top of page

Comitê Técnico do CDPC avança em projeto estratégico de mapeamento do parque cafeeiro com alta resolução

  • Foto do escritor: SILAS BRASILEIRO
    SILAS BRASILEIRO
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Em reunião extraordinária presidida pelo Diretor do Departamento de Comercialização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), José Maria dos Anjos, realizada na segunda-feira (19), o Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CTCDPC) reuniu representantes do setor público e privado para discutir o andamento do projeto de Mapeamento do Parque Cafeeiro do Brasil. O encontro, realizado na sede do MAPA, em Brasília, contou com a presença de Silvio Porto, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de membros das entidades privadas que compõem o Comitê Técnico, como o Conselho Nacional do Café (CNC), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).


A reunião teve como principal objetivo apresentar o projeto, conduzido pela Conab em parceria com o CT-Modelagem da UFMG, para mapeamento do parque cafeeiro nacional. A proposta utiliza tecnologias avançadas de sensoriamento remoto e inteligência artificial para atualizar os mapas das áreas cafeeiras do Brasil, com alta precisão. O projeto também prevê a criação de uma plataforma geoespacial pública e gratuita, o que reforça o compromisso com a transparência e o acesso democrático à informação.


Durante a apresentação, Silvio Porto, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, destacou a importância estratégica da iniciativa, especialmente frente às exigências da nova regulamentação da União Europeia (EUDR), que impõe rastreabilidade e conformidade socioambiental para produtos agrícolas exportados. Já a professora Sônia Carvalho Ribeiro, representante do comitê técnico da UFMG, detalhou as metodologias aplicadas, o cronograma de execução e os produtos esperados, como os mapas atualizados das safras 2024/25 e 2025/26, além de análises relacionadas à conformidade com a EUDR.


Silas Brasileiro, presidente do CNC, ressaltou que a proposta recebeu apoio unânime dos membros do comitê técnico, que reconheceram o alto nível técnico da equipe envolvida e a infraestrutura de ponta mobilizada para o processamento de imagens e análises geoespaciais. Como encaminhamento, foi definida a realização de uma nova reunião técnica — a ser agendada até a primeira quinzena de junho — com o Grupo Técnico específico que será criado por solicitação da Secretaria de Política Agrícola (SPA/MAPA), composto por representantes técnicos das entidades privadas do CDPC, da SDI/MAPA e da própria SPA/MAPA. O objetivo será aprofundar o debate técnico com os especialistas da UFMG e da Conab, sugerindo ajustes e aperfeiçoamentos no projeto.


O coordenador do grupo de trabalho da iniciativa privada do CTCDPC, Aguinaldo Lima (ABICS), sugeriu que após os entendimentos técnicos seja elaborado um memorando de entendimentos, que formalizará a parceria entre o CDPC e o consórcio Conab/UFMG para a realização do levantamento do parque cafeeiro brasileiro com recursos investidos através do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).


Silas elogiou a união do setor em torno de assunto estratégico para o Brasil no cenário global. “Esse é um trabalho pelo qual lutamos a anos. Acreditamos na expertise da Conab e da UFMG em nos apresentar o mais avançado levantamento realizado no país, o que é fundamental para as tomadas de decisões, tanto no que diz respeito a mercado quanto no que tange à produção”, analisou.



Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação

(61) 99999-1570

 
 
 

Commentaires


Les commentaires sur ce post ne sont plus acceptés. Contactez le propriétaire pour plus d'informations.
  • Flickr - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page