União de eventos da Expocacer e Acarpa promove interação e sustentabilidade no café
- SILAS BRASILEIRO
- há 11 minutos
- 2 min de leitura

Realizadas de forma integrada, a 4ª Feira de Negócios da Expocacer e a 24ª edição do Fórum de Mercado e Políticas do Café da Acarpa, nos dias 14 e 15 de maio, em Patrocínio (MG), reuniram produtores, especialistas, lideranças de cooperativas e autoridades em torno de debates estratégicos e soluções voltadas à sustentabilidade e à competitividade do café nacional. O evento conjunto aconteceu no Armazém Unidade II da Expocacer.
A solenidade de abertura contou com as falas de Gláucio de Castro, presidente da Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineira, de Osvaldo Aparecido (Ninim), presidente da Acarpa, Mariana Veloso, presidente do Conselho de Administração da Expocacer, de Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), de Gustavo Brasileiro, prefeito de Patrocínio, de Nicolas Elias, presidente da Câmara Municipal de Patrocínio e de Denise Castro, gestora de projetos da Fundaccer, representando o presidente da entidade, Francisco Sérgio de Assis (Serginho).
Com o tema “Economia Verde e as Oportunidades para a Cafeicultura”, o evento teve como foco central as práticas sustentáveis e os caminhos para o fortalecimento do setor diante dos novos desafios globais. Um dos destaques da programação foi o painel “Política Cafeeira: Cenário Nacional e Internacional”, realizado no dia 14, que contou com a participação do presidente do CNC, Silas Brasileiro, e do consultor do Itaú BBA, Cézar de Castro Alves, com mediação de Simão Pedro, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.

“O debate foi de altíssimo nível. Tivemos a oportunidade de aprofundar a análise sobre os desafios do mercado e de apresentar caminhos viáveis para que o cafeicultor possa enfrentar as adversidades com informação, planejamento e sustentabilidade. Aproveitamos para mostrar um pouco do trabalho do CNC que atua em defesa dos interesses de nossos produtores e cooperativas, mostrando o quanto o cooperativismo é fundamental num mundo globalizado como o de hoje”, afirmou Silas Brasileiro. Segundo ele, a parceria entre Expocacer, Acarpa e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado foi decisiva para o êxito da feira.

“A organização foi impecável, e quero parabenizar o diretor presidente Simão Pedro de Lima, toda a equipe da Expocacer, da Acarpa, através do presidente Osvaldo Ninim e da Federação, em nome do presidente Gláucio de Castro, pela excelência do evento. Essa união de forças mostra a maturidade e a capacidade de articulação da cafeicultura do Cerrado Mineiro. É uma referência nacional e internacional”, destacou Silas.
Além dos painéis técnicos, a Feira de Negócios promoveu oportunidades de networking, geração de negócios e difusão de conhecimento, consolidando-se como um espaço essencial para o aprendizado e crescimento do setor cafeeiro.
O Conselho Nacional do Café reforça seu compromisso com iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva e reconhece o papel estratégico de eventos como a Feira de Negócios da Expocacer para a valorização do produtor, a inovação no campo e a construção de políticas sólidas para o futuro da cafeicultura como o que tratamos no Fórum de Mercado e Políticas do Café.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação
Alexandre Costa – ascomsilasbrasileiro@hotmail.com
(61) 99999-1570
Comments