Coopama constitui nova Diretoria Executiva

Alteração acontece em virtude do falecimento do então presidente Dr. João Emygdio

Ainda de luto pelo recente *falecimento do Diretor Presidente Dr. João Emygdio Gonçalves, a Coopama – Cooperativa Agrária de Machado, em obediência ao Estatuto Social da instituição, constituiu a nova diretoria executiva da entidade, através do seu Conselho de Administração.


Assume como Diretor Presidente, Sandro da Silva Oliveira (ex-diretor financeiro ao centro na foto), permanece como Diretor Administrativo, Fernando Caixeta Vieira (ao lado esquerdo na foto) e toma posse o novo Diretor Financeiro, Luís Alberto Caixeta Berteli (ao lado direito na foto). “O novo diretor, Beto Berteli como é conhecido, faz parte do Conselho de Administração desde 2018 e vem se capacitando com cursos de cooperativismo e gestão”, explica a Coopama em nota.


Grande desafio


Para o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, o novo Diretor Presidente, Sandro Oliveira, terá um grande desafio pela frente. “Substituir nada mais, nada menos que o Dr. João Emygdio é uma tarefa desafiadora, mas temos plena convicção que o Presidente Sandro alcançará êxito. Conhecemos sua capacidade, força de trabalho e entendemos que a Coopama está em boas mãos com a diretoria que ora assume”, analisa.


Amigo próximo de João Emygdio, Silas Brasileiro relembrou a luta empreendida pelo médico para que a cooperativa atingisse o patamar na qual se encontra hoje. “A Coopama é uma instituição reconhecidamente competente. Tanto que há cerca de três meses destacamos no vídeo CNC em Ação, os troféus recebidos pela entidade dentro do Prêmio Somos Coop – Excelência em Gestão. Naquela oportunidade, inclusive, o Dr. João falou sobre os desafios da cafeicultura para os próximos anos. Mal sabíamos que o perderíamos tão pouco tempo depois. No entanto, ele deixou seu legado por conta da sua dedicação, conhecimento e amor pelo sistema cooperativista”, analisou Silas Brasileiro.


Sobre a Coopama


A Coopama – Cooperativa Agrária de Machado surgiu em 1944, com a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns que beneficiem a todos. Hoje, com mais de 77 anos de história, sobressaiu-se em sua área de atuação.


É reconhecida por fazer a diferença para o desenvolvimento do agronegócio sulmineiro, oferecendo infraestrutura e assistência técnica aos cooperados, sempre preocupada com os princípios cooperativistas e com as questões ambientais, seguindo à risca os parâmetros impostos pela política de sustentabilidade.


Outro ponto de destaque da cooperativa são as ações sociais. Através de projetos realizados com diversos públicos e faixas etárias, a Coopama auxilia na manutenção do meio ambiente, da educação de forma social, incentivo ao esporte, cultura e economia. Entre alguns dos projetos está o Basquete Machado Coopama, que promove pelo esporte a transformação social e estímulo à prática esportiva entre jovens, além dos impactos positivos que a atividade agrega: resiliência, senso de responsabilidade e disciplina. A cooperativa também atua em parceria com outras frentes sociais, como a AUPI de Poço Fundo (Associação Unidos Pela Inclusão) que trabalha em conjunto com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).


A Coopama oferece serviços de comercialização e armazenagem de café e grãos (milho, soja, sorgo e aveia), departamento de cafés especiais, fábrica de rações e minerais, assistências agronômica, veterinária e nutrição animal. A sede fica em Machado, Minas Gerais, e conta com filiais nas cidades de Alfenas, Elói Mendes, Poço Fundo, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Turvolândia, onde as lojas agropecuárias oferecem uma ampla linha de insumos agrícolas, defensivos, sementes, fertilizantes, materiais para colheita de café, medicamentos veterinários, linha pet, sessão de peças, arreamentos e showroom completo de máquinas de pequeno porte. Conta ainda com postos de combustíveis em Machado e Poço Fundo.


“Tudo isso, com uma gestão eficiente e responsável, reconhecida e premiada em âmbito nacional pelo Prêmio Somoscoop – Excelência de Gestão realizado pelo sistema OCB/Sescoop e FNQ. Premiações que chancelam e confirmam a qualidade do trabalho desenvolvido na Coopama. Gestão responsável e eficiente, com o arrojo e a coragem necessárias para crescer cada vez mais, que valoriza e preza pelos seus cooperados, colaboradores, fornecedores e parceiros”, reitera o site oficial da instituição.


*Dr. João Emygdio Gonçalves faleceu no dia 6 de julho de 2022.